Se você tem o dia corrido e procura por alternativas para aumentar a sua produtividade, talvez você ainda não conheça a Técnica Pomodoro.
Inicialmente, essa técnica surgiu para facilitar a rotina de estudos. No entanto, os benefícios conquistados no mundo corporativo são bastante significativos.
Para que você entenda melhor as vantagens desse método, neste post vamos explicar o que ele é, como funciona, sua importância para as empresas e claro, como aplicar.
Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é a Técnica Pomodoro? (aqui podemos criar uma imagem no estilo infográfico para mostrar os objetivos ou utilizar uma imagem mais simples no tópico abaixo)
A base desse método de gerenciamento consiste em dividir os períodos de trabalho em alguns intervalos. O principal propósito da técnica Pomodoro é manter o foco e a concentração máxima pelo prazo de 25 minutos.
Ou seja, a ideia central é que aplicando o método, você consiga efetivamente economizar seu tempo encontrando formas de reduzir o prazo de execução de cada tarefa.
Como funciona o método Pomodoro?
O método consiste em separar o tempo em blocos, sendo que cada um deles represente um pomodoro.
A ideia é trabalhar de maneira concentrada e sem interrupções em apenas uma tarefa durante o bloco de tempo de 25 minutos, e assim que terminar, você tem o direito a um intervalo de 5 minutos.
É normal que no começo você tenha muita dificuldade de se concentrar, por isso, é importante anotar quando ocorrer alguma distração. Aos poucos, a tendência é que você consiga ficar cada vez mais focado e perceba a evolução.
MAS ATENCÃO! Cada tarefa deve ser realizada exclusivamente no seu tempo. Caso ela termine antes do período do tempo acabar é importante permanecer na mesma atividade seja revisando ou verificando dados inseridos.